quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Blues! um pouco da história. Entrevista para o jornal Bom Dia

Olá! publico aqui entrevista que dei ao Jornal Bom Dia, de Sorocaba. Achei bem legal, porque possibilita esclarecer alguns clichês sobre o gênero. A entrevista foi realizada pela Fernanda Ikedo, via e-mail.

O blues surgiu na África ou nos Estados Unidos?

R.: O blues surge nos Estados Unidos, possivelmente no final do século, XIX, após a guerra da secessão, que gerou importantes transformações na vida da população negra, principalmente do sul. Não há registros nem do termo blues, nem de uma música com as caracteristicas que definem o gênero na África, até essa época.

Com os negros dos EUA, ex-escravos, o blues era um estilo melancólico de expressar os sofrimentos e angústias. No Brasil os temas são bem variados e algumas letras até engraçadas. Foi uma adaptação tupiniquim?

R.: O termo blues era uma gíria usada pelos negros para expressar sentimentos de tristeza, sofrimento e melancolia, e por extensão foi dado à música feita por eles, mas as letras sempre trataram de temas cotidianos, as vezes até de maneira alegre e bem humorada. Acho que esse sentimento se espalhou no blues feito em todo o mundo, os assuntos mundanos, do dia a dia continuam sendo o tema das letras. E aí, tragédia e gozo andam juntos...

Se há uma classificação possível entre os estilos musicais, onde o blues entraria? Entre o rock e o jazz?

R.: Anterior e raiz de ambos. O blues é, por assim dizer, "pai" do jazz e do rock. É a raiz desses gêneros, que avançaram a partir do blues ao serem colocados em outro contexto. O jazz surge da confluencia do blues, uma música rural até metade do século XX, aos estilos urbanos que povoavam a vida de New Orleans, principalmente o rag time. O blues chega à esse contexto através dos trabalhadores oriundos das zonas rurais, principalmente do Mississipi.
O termo rock'n'roll era uma gíria usada por DJs de rádios voltadas à música negra, principalmente a WDIA, em Memphis, e que tinha conotação sexual. Rock and roll é, literalmente, deitar e rolar. Quando os jovens brancos do pós guerra tiveram contato com essas rádios, fundiram aos estilos que já ouviam em casa, como o country music, e chamavam essa música de rock'n'roll, depois rock.

Meio batido, mas de onde veio mesmo o nome Mad Dog Blues? é uma música?
 ´
R.: É uma história divertida. A primeira casa que a gente tocou na nossa história foi em Piracicaba, num lugar chamado "The Dog & Trumpet", e o proprietário, o divertidíssimo Cacá, se declarou nosso padrinho, e, portanto, com direito à batizar a banda. Ele deu esse nome em referência ao nome da sua casa. Particularmente, eu não usaria nome em inglês, mas padrinho é padrinho, né...

A banda surgiu de uma pesquisa da musicalidade afro-americana. Durante esses anos de estrada quais foram as "descobertas"? sub-gêneros, novos ritmos, novos compositores, improvisações?

R.: A pesquisa continua. Agora estou mergulhando na obra de Robert Johnson, um lendário bluesman do Mississipi morto em 1.938, aos vinte e sete anos de idade, mas que deixou uma obra que influenciou tudo o que veio depois dele, incluindo o rock'n'roll. Os sub-gêneros oriundos do blues nos apaixonam e sempre fazemos referências no repertório, principalmente o jazz e a soul music. Por isso mesmo costumo usar o termo música afro-americana, porque o blues é a raiz de toda uma música negra feita na América do norte.

O que é o rural jazz?

R.: Não conheço o termo. Nunca o encontrei nas minhas pesquisas. Mas uma característica central no jazz é o fato de ser uma música essencialmente urbana.


Em que ano a banda lançou o Cachorrada? (eu não tenho esse cd, vcs ainda comercializam?). As faixas que estão disponíveis no Myspace:  O mesmo, Vícios teus, Prestação do amor, A sina do blues, Levando a vida, são dele?

R.: O CD cachorrada foi concluído em 1.999. Na verdade, ele é um CD Demo, e nunca foi comercializado. Teve uma tiragem de 200 cópias que foi distribuído, principalmente para contratantes e rádios. Das músicas disponíveis para audição no nosso myspace (www.myspace.com/marcosboimaddogblues) no momento, apenas "levando a vida" é do CD Cachorrada. As outras farão parte do nosso próximo CD, que já tem seis músicas prontas, faltam terminar mais três para iniciarmos o processo de mixagem final, masterização e prensagem.


Nos shows a banda mescla trabalho autoral e covers. Quais são os planos para 2011? novo CD?

R.: Terminar o novo CD, e iniciar trabalho de divulgação, fazer muitos shows, porque somos uma banda de palco, que tem paixão maior por tocar e viajar. E continuar o trabalho de releituras dos clássicos do blues, o que é uma tradição nos shows, mesmo dos grandes compositores americanos do blues.

6 comentários:

  1. Olha, não sei o que é mais interessante: a própria música ou a história que a construiu. Por fim, fico com as duas. Importantissimo a divulgação desse gênero musical e de toda sua história. Orgulho total!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Márcia, acho que a música falaria por si só, mas qdo conhecemos a história, nos apaixonamos ainda mais. Tomei como militância divulgar essa incrível história de resitencia, beleza e dignidade que é a história de blues e seus "filhos".

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas também as palavras da Marcia... Orgulho de te ouvir, da qualidade de compositor e cantor que vc é e principalmente de sempre deixar claro suas paixões e "lutar" por elas!!!! Bjos querido muuuiiitttooo sucesso

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da entrevista, Boi. Podemos replicá-la no site da Aletria? Bj! Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rosana, claro que pode, seria uma honra!!!!

    ResponderExcluir