quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pequeno glossário de blues e entrevista para o Jornal Cruzeiro do Sul-Sorocaba

Olá, publico aqui a matéria sobre o show "A sina do blues" no SESI Sorocaba dia 30.12.2010. à convite da Maíra Fernandes, elaborei um ,micro-glossário sobre blues, que saiu junto com a matéria. Pretendo escrever com um pouco mais profundidade aqui sobre a história do blues, projeto pra 2011.

Show de Marcos Boi & Mad Dog Blues é a opção da noite

Divulgação

Banda foi criada em 1998 para pesquisar a história e o repertório da música afro-americana
Os amantes do blues podem guardar um lugar na agenda nesta 5ª feira (30). É que para fechar o ano em grande estilo, o Sesi Sorocaba apresenta, às 20h, um show com os mais famosos blueseiros da região: Marcos Boi & Mad Dog Blues. Intitulado “A Sina do Blues”, o evento promete canções do segundo álbum da banda, além de clássicos do gênero de compositores como B.B. King, Buddy Guy, Billie Holiday, entre outros. Os rapazes sobem ao palco com figurino de época e, conforme Marcos Boi, além da indumentária, os timbres ajudam a banda a recriar a atmosfera do blues de raiz, conduzindo com virtuosismo a apresentação que dura aproximadamente 80 minutos.


Criada em 1998 para pesquisar a história e o repertório da música afro-americana, a banda Marcos Boi & Mad Dog Blues tem se mantido fiel a esse princípio durante seus nove anos de estrada. Formada por Marcos Boi nas guitarras, violino e voz; João Leopoldo nos teclados e voz; Everton Breaco nas gaitas, guitarra e voz; Maurício Toco no contrabaixo; e Ítalo Ribeiro na bateria e voz, a banda tocou em importantes eventos de blues, como o Cesma in Blues na cidade gaúcha de Santa Maria e o Pira Blues Festival, em Piracicaba, além de apresentações em casas como o Sanjaz e o All of Jazz em São Paulo.


Vale lembrar que em 1999 a banda venceu o Alumínio Festival nas categorias cover, melhor instrumentista para João Leopoldo e melhor intérprete vocal para Marcos Boi, e em seguida gravou o primeiro CD intitulado “Cachorrada”, onde a linha de trabalho já se evidencia. (Por Maíra Fernandes)


SERVIÇO:


O show “A sina do blues” começa às 20h, no Teatro Popular do Sesi, que fica na rua Gustavo Teixeira, s/nº. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h no local. Mais informações pelo telefone (15) 3388-0444.


Glossário para iniciantes


Para quem quer conhecer um pouco mais sobre blues, o músico Marcos Boi preparou um pequeno glossário com o básico para começar a entender um pouco mais sobre o ritmo. Vai do nascimento, influências e principais expoentes. Confira abaixo:


Blues: Música rural afro-americana, surgida provavelmente no início do século XX, através de um longo processo de sincretismo cultural e transformações políticas e sociológicas ocorrido na população negra do sul dos Estados Unidos, e que se tornou base, direta ou indiretamente, de toda a música popular do século XX nos EUA.
Jazz: Música urbana afro-americana, surgida no início do século XX, tendo como raiz o blues, que se fundiu aos gêneros urbanos da época, principalmente o ragtime e que teve seu ponto de origem e difusão a cidade sulista de New Orleans.
Rocknroll: expressão usada pelos DJs de rádios de música negra nos Estados Unidos com conotação sexual (literalmente deitar e rolar). Quando estas rádios passaram a ser ouvidas por jovens brancos nos anos 50, a expressão se tornou nome de um gênero musical derivado do blues, e que depois desenvolveu vida própria.
Bluesman: na sua origem, o termo definia o líder cantor e compositor de blues, mas que transcendia o papel apenas do músico, ocupando em analogia o papel do griot africano: poeta, improvisador, coletor e arranjador de temas tradicionais, virtuose de seu instrumento, animador público, sociólogo, etc. Hoje em dia é aplicado a todo músico que se dedica ao blues.
Robert Johnson: Lendário bluesman do Mississipi, que gravou apenas 29 músicas e morreu em 1938, deixando um legado que influenciou várias gerações de músicos até os dias de hoje.
B.B. King: Mais antigo bluesman vivo de projeção internacional, aos 86 anos continua gravando, compondo e excursionando, tornando-se assim um embaixador e enciclopédia viva do blues.
Eric Clapton: Músico inglês que dedicou sua carreira a resgatar e divulgar o blues, tanto gravando canções perdidas, como acompanhando e apoiando músicos mais velhos de blues. Gravou um álbum tributo intitulado from the craddle, onde faz uma síntese dos mais importantes compositores da história do blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário